Americano, Cardeal Robert Prevost é eleito novo papa e adota o nome Leão XIV
- Da Redação

- 8 de mai.
- 1 min de leitura

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo papa da Igreja Católica nesta quinta-feira (8) e adotará o nome Leão XIV. Ele é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e o primeiro oriundo de um país de maioria protestante a assumir a liderança da Igreja.
Nascido em Chicago, em 14 de setembro de 1955, Prevost recebeu ao menos 89 votos dos 133 cardeais presentes no conclave, atingindo os dois terços necessários para ser escolhido. Sua eleição ocorreu no segundo dia de votações, seguindo o padrão das escolhas anteriores em 2005 e 2013.
Apesar de americano, grande parte da trajetória eclesiástica de Leão XIV foi construída na América Latina, com destaque para seu trabalho no Peru. Sua atuação no país andino o projetou para posições de destaque na Cúria Romana, em Roma.
A eleição marca o fim do período de Sé Vacante, iniciado com a morte do papa Francisco, 17 dias atrás, em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca. Francisco liderou a Igreja por 12 anos e promoveu reformas que aproximaram o Vaticano de um catolicismo mais voltado às necessidades dos fiéis, embora o número de católicos no mundo, atualmente em cerca de 1,3 bilhão, tenha registrado leve queda.
A fumação branca na Capela Sistina confirmou a escolha do novo líder religioso e indicará os rumos da Igreja Católica nos próximos anos, com expectativa sobre a continuidade ou expansão da agenda progressista iniciada por seu antecessor.



