top of page

Bahia adere a programa nacional e amplia uso de câmeras corporais nas forças policiais

ree

O Governo da Bahia oficializou, nesta quarta-feira (15), a adesão a dois programas nacionais de segurança coordenados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP): o Projeto Nacional de Câmeras Corporais e o Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força. O ato também marcou a entrega de novos equipamentos para as forças policiais, com investimento de R$ 6,8 milhões.


A cerimônia ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, e contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, representando o governador Jerônimo Rodrigues, do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, e do secretário estadual da Segurança Pública, Marcelo Werner.


As adesões reforçam a parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia na construção de políticas públicas voltadas à cultura da paz, transparência e valorização da vida. Segundo o vice-governador, a medida é mais um passo no fortalecimento da gestão e na valorização dos profissionais da segurança.


“Este é um exemplo de que fazemos segurança pública com investimento, integração das forças e respeito aos direitos humanos. Ao aderir aos programas nacionais, reafirmamos nosso compromisso com uma política baseada na cidadania e na valorização da vida”, afirmou Geraldo Júnior.


O secretário nacional Mário Sarrubbo destacou que o uso das câmeras corporais é uma política moderna e eficaz.


“O projeto das câmeras corporais é uma política de paz. Ele protege o bom policial e o cidadão, reduz a letalidade e fortalece a confiança da sociedade nas instituições”, disse.


A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) já havia iniciado a implantação das câmeras, que atualmente funcionam em 23 unidades operativas. Com a adesão aos programas federais, o estado terá ampliação técnica e de cobertura.


“As câmeras corporais são um instrumento de proteção, transparência e qualificação da atividade policial. Essa parceria com o Ministério da Justiça nos permite avançar com segurança e estrutura em todas as forças da Bahia”, destacou Marcelo Werner, secretário da SSP.


Novos equipamentos


Durante o ato, o governo entregou 1.073 kits de tasers (armas de incapacitação neuromuscular), 23.629 espargidores de agente pimenta e 24 veículos para a Polícia Civil da Bahia.


Esses novos recursos integram o maior projeto de reestruturação da segurança pública já realizado no estado, que inclui a modernização de viaturas, armamentos, tecnologias e unidades operacionais.


“Somente este ano já foram mais de mil novas viaturas distribuídas e 217 unidades entregues em toda a Bahia. Seguimos fortalecendo nossa estrutura com investimentos que trazem mais segurança para o policial e para a população”, completou Werner.

Móveis LM
bottom of page