top of page

Carnaval de Salvador 2025 tem abertura marcada por tradição e celebração da Axé Music

ree

A abertura oficial do Carnaval de Salvador, nesta quinta-feira (27), foi marcada pelo tradicional "padê", ritual conduzido por Carlinhos Brown, e pelo grande encontro de artistas no Trio 40 Anos de Axé, no circuito Osmar (Campo Grande).


Liderado pelo cacique Brown, o camarote andante reuniu grandes nomes da música baiana, como Sarajane, Ricardo Chaves, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Márcio Victor, Serginho, Gilmelândia, Felipe Pezoni, Xanddy Harmonia e o Grupo Olodum. Também participaram representantes de grupos de afoxé, como Filhos de Gandhy e Cortejo Afro.


O início da folia estava previsto para 15h30, mas teve um atraso de cerca de 1h10. O influenciador digital e ator Hudson Marcello, Rei Momo do Carnaval 2025, abriu simbolicamente a festa ao receber a chave da cidade, cumprindo a tradição.


Antes da explosão musical, Carlinhos Brown realizou seu ritual de abertura, promovendo um banho de pipoca nos foliões e reverenciando o sagrado. No repertório, clássicos da Axé Music como “A Roda”, “É o Bicho”, “Maria Joaquina” e “Faraó” relembraram o auge do movimento, enquanto hits como “Bolha de Sabão” e “Mandei Meu Cavaco Chorar” garantiram a animação do público.


Daniela Mercury levantou os foliões ao som de "O Canto da Cidade", e Claudia Leitte fez a multidão vibrar com "Exttravasa". Em entrevista antes da festa, Brown destacou a importância dos convidados.


"Não foi nem tanto por escolha, porque todos foram convidados, e sim para quem realmente podia estar. Temos um 'casting' importante, de representatividade, com Daniela, Margareth Menezes, Ministra, e Maga, a artista, além da presença do Olodum, que reforça a importância do afro. É um momento de luz e estamos muito agradecidos", afirmou o cantor.


Apesar da abertura oficial ter ocorrido no circuito Osmar, Bell Marques foi o primeiro artista a puxar um bloco no Carnaval 2025, comandando o tradicional Bloco da Quinta no circuito Barra-Ondina.


O início da festa mais aguardada pelos baianos celebrou as raízes da cultura baiana e da Axé Music, reunindo gerações de artistas e mostrando que a energia do Carnaval de Salvador continua inigualável.

Móveis LM
bottom of page