top of page

Casa Amarela no Pelourinho se tornará a Casa BATEKOO em parceria com a Fundação Gregório de Matos

A BATEKOO, uma das maiores plataformas de cultura negra e periférica do Brasil, anunciou uma parceria histórica com a Fundação Gregório de Matos (FGM) para a criação da Casa BATEKOO. O novo polo cultural será inaugurado em fevereiro de 2025 no Largo do Pelourinho, transformando a Casa Amarela em um espaço revitalizado que celebra a criatividade, resistência e inovação da cultura negra.


O projeto visa consolidar a Casa BATEKOO como um ponto de convergência para iniciativas culturais, artísticas e educativas, fortalecendo o protagonismo negro.

FGM firma acordo com Batekoo e Casa Amarela no Pelourinho será polo cultural durante o verão de Salvador | Foto: Divulgação
FGM firma acordo com Batekoo e Casa Amarela no Pelourinho será polo cultural durante o verão de Salvador | Foto: Divulgação

“Estamos criando um espaço de celebração e fortalecimento, no coração do Pelourinho, que é um dos territórios mais emblemáticos da história negra no Brasil. Essa parceria com a FGM representa uma parceria histórica que revitalizará um dos principais edifícios do centro histórico de Salvador”, afirmou Artur Santoro, agitador cultural e sócio da BATEKOO.


Maurício Sacramento, diretor criativo e sócio da plataforma, destacou a importância estratégica do projeto:

“Este projeto marca um novo capítulo não apenas para a BATEKOO, mas para toda a comunidade negra de Salvador. A Casa Amarela será um espaço onde nossas vozes, histórias e criações terão o protagonismo que merecem, fortalecendo o Pelourinho como um polo cultural global de matriz africana.”

Para Fernando Guerreiro, presidente da FGM, a parceria é mais do que um acordo:

“Ocupação da Casa Amarela pela BATEKOO é uma celebração da Salvador que pulsa: diversa, criativa, jovem e cheia de potência. A Casa será uma referência, unindo história e o protagonismo da juventude negra. Mais do que uma festa, a BATEKOO é resistência, inclusão e força coletiva.”


A Casa BATEKOO será um espaço multifuncional, oferecendo programação que dialoga com a cultura negra e LGBTQIAP+, reforçando o Pelourinho como um símbolo global da matriz africana. A data exata para inauguração ainda será anunciada.

Móveis LM
bottom of page