CONQUISTA: Vacina de HPV está disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de nove a 19 anos
- Da Redação
- 27 de jan.
- 2 min de leitura

A campanha municipal "Janeiro Verde, agora é lei", voltada para a prevenção ao câncer de colo de útero, segue com ações focadas na conscientização sobre a importância da prevenção em Vitória da Conquista. A iniciativa enfatiza a realização do exame preventivo a partir dos 25 anos, o uso de preservativo nas relações sexuais e a vacinação contra o HPV, disponível gratuitamente para meninas e meninos a partir dos 9 anos.
A vacina contra o HPV, que previne contra os tipos de vírus causadores do câncer de colo de útero e outras neoplasias, é oferecida nas unidades de saúde tanto da Zona Urbana quanto Rural. Ela faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é destinada a meninas e meninos entre 9 e 14 anos, além de adolescentes de até 19 anos que não foram vacinados anteriormente. A vacina é aplicada em dose única e é considerada uma medida de prevenção essencial.
Em 2024, foram aplicadas 2.142 doses da vacina, atingindo uma cobertura de 63,50% entre o público feminino e 54,09% entre o público masculino, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI). A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sarah Farias, destacou que a meta ideal de cobertura vacinal é de 90%.
“A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município, tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural. A vacina quadrivalente contra o HPV protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18, que são os mais associados ao câncer do colo de útero, pênis e outras neoplasias relacionadas a esse vírus”, explicou Sarah Farias.

Ketlen Moreira da Silva, de 16 anos, moradora do Nova Cidade, já garantiu sua proteção ao comparecer à unidade de saúde. Ela ressaltou a importância da vacina: “Esta é uma vacina que vai te proteger do câncer até a vida adulta. O HPV pode trazer dificuldades para a gestação e até levar à morte. Por isso, vim tomar minha dose de proteção”.
O HPV é responsável pelo câncer do colo do útero, que é causado por uma infecção persistente por tipos específicos do papilomavírus humano (HPV), um vírus transmitido sexualmente. Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas sejam contaminadas por esse vírus ao longo da vida. A infecção, geralmente sem sintomas, pode evoluir para lesões precoces e, se não tratada, resultar no câncer.