top of page

Delegado aponta falha na grade de cela como causa da fuga de três detentos do presídio de Feira de Santana

O delegado João Uzzum, responsável pela investigação da fuga de três presos do Conjunto Penal de Feira de Santana, informou que uma falha na grade da cela onde os detentos estavam custodiados facilitou a escapada, registrada na manhã de terça-feira (21).


“Nos dirigimos até o Complexo Penitenciário de Feira de Santana, onde, juntamente com o Departamento de Polícia Técnica, foi realizada uma perícia. Verificou-se um problema na grade da cela do Pavilhão 10, onde ocorreu essa fuga”, explicou o delegado em entrevista à TV Subaé, afiliada da TV Bahia.


Segundo Uzzum, a perícia irá determinar se o defeito foi causado por falta de manutenção ou por ação dos próprios presos. Após romperem a grade, os fugitivos teriam usado uma “Teresa” — corda improvisada feita de lençóis — para escalar os muros e alcançar a área externa do presídio.


“Eles subiram o muro do pavilhão, pularam para a área externa, atravessaram uma cerca e escalaram outro muro, onde havia uma guarita que estava vazia. Depois disso, conseguiram acesso à via pública”, detalhou o delegado.


O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que já ouve policiais penais e detentos para apurar se houve facilitação interna. Também estão sendo analisadas imagens de câmeras de segurança externas, já que o pavilhão onde ocorreu a fuga não possui sistema de monitoramento interno.


“Acreditamos que a fuga aconteceu entre 1h30 e 3h da manhã”, completou Uzzum.
Delegado aponta falha na grade de cela como causa da fuga de três detentos do presídio de Feira de Santana
Delegado aponta falha na grade de cela como causa da fuga de três detentos do presídio de Feira de Santana

A evasão só foi percebida por volta das 8h30, durante o procedimento de conferência das celas. Os agentes constataram a violação da cela 29, no Pavilhão 10, e a ausência de três detentos, identificados como:


Daniel Costa Lima, 26 anos;


Lucas Conceição dos Santos, 25 anos;


Paulo Ricardo Santos da Silva, 24 anos.


Os fugitivos, considerados perigosos, já haviam sido condenados por homicídio e furto qualificado.


A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que todas as medidas legais foram adotadas e que trabalha em conjunto com as Polícias Civil, Militar e Técnica para recapturar os fugitivos. Guarnições da PM realizam buscas em áreas próximas ao presídio.

Móveis LM
bottom of page