top of page

Festa de Iemanjá reúne multidão no Rio Vermelho

Baianos e turistas entregam presentes a Iemanjá, em Salvador — Foto: Joilson César/Ag. Picnews
Baianos e turistas entregam presentes a Iemanjá, em Salvador — Foto: Joilson César/Ag. Picnews

Milhares de baianos e turistas lotaram as ruas do Rio Vermelho, em Salvador, desde a madrugada deste domingo (2) para homenagear Iemanjá. Em 2025, a celebração completa 103 anos e tem como tema “Renascer com as Águas de Yemanjá”. O evento, organizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Saltur, e pela Colônia de Pesca Z1, mobilizou fiéis, comerciantes e visitantes.


A programação começou à meia-noite de sábado com a entrega do presente de Oxum no Dique do Tororó. Já na madrugada de domingo, a oferenda principal de Iemanjá saiu do Terreiro Olufanjá e seguiu para a Colônia de Pesca Z1, onde houve a tradicional alvorada de fogos. Durante a tarde, pescadores conduziram o presente até a embarcação que o levou ao Buraco de Iaiá, ponto a três milhas náuticas da costa.


A festa contou com homenagens singulares, como a de Eduardo Ferreira, 65 anos, que correu seis quilômetros até o Rio Vermelho usando muletas. “É uma homenagem a Iemanjá. Primeiro a gente faz o sagrado, depois aproveita um pouquinho”, disse. O aposentado Antônio Oliveira Ferreira, 72, viajou de Amélia Rodrigues para pagar uma promessa após se recuperar de uma doença grave.


O evento também impulsionou a economia, beneficiando comerciantes como Josivaldo Lacerda, vendedor de chapéus. “A partir das 10h as vendas aumentam com o sol forte”, relatou. Visitantes de fora da Bahia também marcaram presença, como a enfermeira Ana Cláudia Melo, de São Paulo, que elogiou as ações de educação ambiental promovidas pela Prefeitura.


Para garantir a segurança e organização da festa, a Prefeitura disponibilizou serviços como atendimento médico, com equipe ampliada do Samu, ordenamento do trânsito pela Transalvador, limpeza urbana pela Limpurb, além da atuação da Defesa Civil, Guarda Municipal e fiscalização de comércio e espaços públicos.

Móveis LM
bottom of page