“Hoje, o que mais mata no trânsito é a pressa”, alerta agente do Simtrans Andréa Carla, durante entrevista na Rádio UP
- Da Redação

- 21 de mai.
- 2 min de leitura

Durante entrevista ao programa UP Notícias, da rádio Up 100.1 FM, a agente do Sistema Municipal de Trânsito de Vitória da Conquista (Simtrans), Andréa Carla, destacou as ações realizadas no município durante a campanha Maio Amarelo e chamou atenção para o crescimento dos acidentes de trânsito, especialmente envolvendo motociclistas.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização voltado à redução de sinistros e mortes no trânsito. Em 2026, a campanha traz como tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, reforçando a importância da empatia, do respeito e da responsabilidade nas vias.
Segundo Andréa Carla, durante todo o mês estão sendo promovidas ações educativas, palestras, mobilizações em espaços públicos e campanhas nas redes sociais para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância da segurança viária.
A agente destacou que o aumento no número de acidentes não é um problema isolado da Bahia, mas um fenômeno observado em diversas partes do mundo. Ela atribui parte desse crescimento à imprudência, imperícia e negligência dos condutores, além da desatenção cada vez mais frequente dos pedestres.
“A gente percebe hoje que esse aumento de sinistros de trânsito está cada vez maior justamente por conta da imprudência, da imperícia e da negligência dos condutores. E vou além: o pedestre também está muito desatento. Por causa do celular, ele atravessa a rua sem olhar para os dois lados”, afirmou.
Dados divulgados pela Prefeitura de Vitória da Conquista apontam que o município registrou, em 2025, um total de 4.942 sinistros de trânsito, sendo 2.261 com vítimas. O número representa um aumento de 30,92% em relação ao ano anterior. O levantamento também mostra que motocicletas estiveram envolvidas em 62% dos acidentes com feridos.
Durante a entrevista, Andréa Carla ressaltou ainda a influência das emoções no comportamento no trânsito e defendeu uma postura mais humana e consciente por parte da população.
“Esse ano no Maio Amarelo, o tema é ‘No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas’. É empatia. A gente precisa cuidar da gente para poder cuidar do outro. Quando estamos felizes, o trânsito flui normal, mas quando estamos com raiva, começamos a buzinar, queremos chegar mais rápido. Todas as nossas emoções a gente joga lá fora no trânsito”, declarou.
A campanha Maio Amarelo segue ao longo do mês com atividades educativas em diferentes pontos da cidade, buscando reduzir acidentes e fortalecer uma cultura de paz e responsabilidade no trânsito.




_edited.jpg)