Jovens de Conquista integram turnê internacional do NEOJIBA na Europa e Ásia
- Da Redação

- 28 de abr.
- 2 min de leitura

Entre os 94 músicos que embarcaram para a 10ª Turnê Internacional do NEOJIBA, quatro jovens levam o nome de Vitória da Conquista para os palcos do mundo: Kauan Oliveira, Paloma de Jesus, Regiane Freire e Reneson Aquino.
Os músicos iniciaram a trajetória no programa entre 2016 e 2018, quando o núcleo funcionava em parceria com o Programa Conquista Criança. A partir de 2019, já no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, seguiram na formação musical, inclusive durante a pandemia, quando mantiveram as atividades de forma on-line. Posteriormente, atuaram como bolsistas multiplicadores da Orquestra 9 de Novembro até conquistarem vagas nas formações intermediárias e avançadas do NEOJIBA, em Salvador.
Agora integrantes da principal orquestra do programa, os conquistenses participam da maior turnê já realizada por uma orquestra brasileira na China. Para três deles, a experiência internacional é inédita.
A violista Regiane Freire, que integra o projeto desde 2017, destacou a importância do momento. Segundo ela, a oportunidade representa uma conquista que parecia distante no início da trajetória.
A agenda começou pela Alemanha, com apresentação na Alte Oper Frankfurt, dentro do festival Podium Zukunft. Em seguida, o grupo segue para a China, com concertos em Pequim, Xi’an, Tianjin e Shenzhen.
Para o contrabaixista Reneson Aquino, que participa pela segunda vez de uma turnê internacional, a experiência reforça o potencial da música produzida por jovens de origem popular. Ele destacou que a participação no projeto abre portas e amplia horizontes.
A turnê integra as comemorações do Ano Brasil-China e conta com apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores e patrocínio da BYD Auto do Brasil. Sob regência do maestro Ricardo Castro, a orquestra apresenta um repertório dedicado às Américas, com obras de compositores como George Gershwin, Heitor Villa-Lobos, Maestro Duda e Arturo Márquez.
Criado em 2007, o NEOJIBA é um programa do Governo da Bahia que já beneficiou mais de 42 mil jovens, promovendo inclusão social por meio da música.




_edited.jpg)