top of page

Justiça afasta PMs após denúncia de homofobia e agressões no Carnaval de Salvador


A Justiça da Bahia determinou o afastamento temporário de quatro policiais militares envolvidos em um episódio de violência e insultos homofóbicos ocorrido no último sábado (14/02), no Morro do Gato, circuito Barra-Ondina. As vítimas das agressões foram o soldado da PM e professor João Cruz, seu marido e um amigo do casal, também integrante da corporação. O caso ganhou contornos dramáticos, pois o amigo do casal sofreu lesões graves no rosto e precisou passar por cirurgia, permanecendo internado no Hospital Geral do Estado (HGE).


O conflito e as versões divergentes


Segundo o relato das vítimas, a confusão teve início após João e seu esposo sofrerem ofensas homofóbicas de um folião. Ao tentarem intervir, guarnições do BPATAMO e oficiais auxiliares teriam abordado o grupo com truculência. João Cruz denunciou ter sido alvo de:


Golpes de cassetete desferidos pelos agentes;


Injúrias raciais e homofóbicas durante a abordagem;


Retenção temporária de aparelho celular pela equipe policial.


O professor chegou a ser preso em flagrante por desrespeito a superior, mas foi liberado pela Justiça na última terça-feira (17/02). Em contrapartida, a Polícia Militar enviou nota ao Informe Baiano contestando a versão das vítimas. A corporação afirma que as equipes apenas realizaram a separação de uma briga entre participantes e que um dos policiais de folga apresentou comportamento "exaltado e desrespeitoso", o que teria motivado sua condução por eventual crime militar.


Investigação e providências


O afastamento dos envolvidos — que inclui o marido do professor e três suspeitos das agressões — visa garantir a transparência do Inquérito Policial Militar (IPM), que tem prazo de sessenta dias para conclusão. Além do inquérito interno da Corregedoria da PM, o caso está sendo investigado pela 7ª Delegacia Territorial (DT), no Rio Vermelho. A PM reafirmou seu compromisso com a legalidade e informou que todos os procedimentos adotados serão rigorosamente analisados.

Móveis LM
bottom of page