Na CNN, Jerônimo afirma que Bahia reduziu violência e cobra atuação do Governo Federal contra o crime organizado
- Da Redação

- há 1 dia
- 2 min de leitura

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta terça-feira (16) que mantém diálogo permanente com instituições do poder público, incluindo o governo federal, para reforçar o enfrentamento à violência no estado. A declaração foi feita durante entrevista ao programa CNN Prime Time.
Segundo o governador, o Governo da Bahia apresentou recentemente um plano estadual de combate à violência e tem buscado apoio de diferentes órgãos para ampliar a efetividade das ações. Jerônimo defendeu a necessidade de uma articulação nacional diante do avanço do crime organizado no país.
“Estamos dialogando diariamente com o governo federal, buscando uma participação mais efetiva para coordenar uma ação nacional em prol de um ambiente de paz no Brasil. Houve uma evolução muito grande do crime organizado e os estados fazem a sua parte, mas é preciso uma coordenação nacional”, afirmou.
Como exemplo, o governador citou o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), previsto na Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública, que atualmente tramita no Congresso Nacional. Ele também destacou reuniões frequentes com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa da Bahia, com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta no enfrentamento da criminalidade e da letalidade policial.
Jerônimo avaliou que sua gestão apresentou avanços nos indicadores de segurança. “Nos últimos três anos, tivemos uma redução importante nas mortes violentas e também na letalidade policial”, disse.
Apesar da afirmação, a Bahia aparece como o segundo estado com as polícias mais letais do país, conforme o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Cidades da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas, estão entre os municípios com mais de 60% das mortes violentas decorrentes de ações policiais.
Diante desse cenário, o governador afirmou que o Estado tem ampliado a presença nas áreas mais afetadas pela criminalidade. “Temos fortalecido a atuação de um Estado firme. Minha máxima é que bandido bom é bandido preso”, declarou.
Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia apontam que, no primeiro semestre de 2025, houve uma redução de 7,3% nas mortes violentas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo Jerônimo, a estratégia é manter o foco na repressão ao crime e no fortalecimento das instituições. “Bandido bom é bandido preso, entregue à Justiça, para que a Justiça cumpra seu papel”, concluiu.



