top of page

PF deflagra operação contra grupo que fraudava biometria de idosos e causou prejuízo milionário na Bahia


A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação Mimetismo, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes bancárias envolvendo a falsificação de biometrias facial e digital. Segundo a PF, o esquema tinha como alvo clientes idosos, incluindo pessoas com mais de 100 anos, titulares de contas com altos valores e pouca movimentação em cidades baianas.


A investigação começou após a Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude (CEFRA), da Caixa Econômica Federal, identificar irregularidades no cadastramento de biometrias. Com dados falsificados, os suspeitos conseguiam realizar saques expressivos e outras movimentações indevidas. O prejuízo estimado apenas na Bahia ultrapassa R$ 1 milhão.


De acordo com a PF, os cadastros fraudulentos eram feitos em agências da Caixa no Pará, utilizando pessoas mais jovens para se passarem por correntistas centenários. Depois da inclusão da biometria adulterada, os criminosos realizavam saques em lotéricas e transferiam valores para contas ligadas ao grupo. Parte dos envolvidos seria formada por funcionários recém-contratados da instituição financeira, que utilizavam acesso privilegiado para facilitar as ações ilícitas.


Ao menos 20 contas foram fraudadas em agências das cidades de Guanambi, Salvador, Serrinha, Eunápolis, Feira de Santana, Castro Alves, Cachoeira, Euclides da Cunha, Conceição do Coité e Itamarajú.


A operação cumpre dois mandados de suspensão do exercício da função pública contra empregados da Caixa, além de três mandados de busca e apreensão nos municípios de Belém (PA) e Dom Eliseu (PA). A Justiça Federal também determinou o bloqueio das contas bancárias dos investigados, para impedir novas movimentações e descapitalizar o grupo.


O nome “Mimetismo” faz referência ao mecanismo de camuflagem presente na natureza, em alusão ao uso de identidades falsas para dificultar a detecção das fraudes. Os suspeitos responderão por furto mediante fraude, associação criminosa e outros crimes previstos na legislação.

Móveis LM
bottom of page