Polícia Civil prende oito pessoas e cumpre 12 mandados na Bahia e outros estados na Operação Orion Scorpii
- Da Redação

- 10 de dez.
- 1 min de leitura

A Polícia Civil da Bahia prendeu oito pessoas e cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (10) durante mais uma fase da Operação Orion Scorpii, conduzida pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme). A ação tem como objetivo desarticular um esquema de comércio ilegal de armas e munições e combater a atuação de uma organização criminosa responsável por distribuir armamentos clandestinos no estado.
Coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), a operação integra a Rede Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que articula ações conjuntas em todo o país no enfrentamento ao crime organizado.
As diligências acontecem simultaneamente em diversos municípios baianos, incluindo Vitória da Conquista, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Brumado, Itapetinga, Jequié e Teixeira de Freitas. Fora da Bahia, as equipes também atuam em Montes Claros e Itaipé, em Minas Gerais, e em Goiânia, capital de Goiás.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidas armas de diversos calibres — como fuzis, pistolas, revólveres e rifles — além de munições, veículos e quantias em dinheiro. Todo o material está vinculado ao esquema ilegal investigado pela Polícia Civil.
A Operação Orion Scorpii mobiliza cerca de 120 policiais, com participação de equipes especializadas do Draco, apoio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), além das Polícias Civis de Minas Gerais e Goiás.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a atuação da organização criminosa.



