Polícia deflagra operação contra presidente da Coopmac por assédio e violência psicológica em Vitória da Conquista
- Da Redação

- há 2 horas
- 2 min de leitura

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta sexta-feira (30), a Operação Custódia Fiel em Vitória da Conquista, tendo como alvo o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), Isaac Silva Figueira. A ação, conduzida pela 1ª Delegacia Territorial com apoio do grupo GATTI/Sudoeste, apura crimes de violência psicológica, injúria e assédio moral supostamente praticados contra duas funcionárias da instituição.
As investigações detalham que Isaac Figueira teria utilizado sua posição hierárquica para intimidar as vítimas entre fevereiro e novembro de 2025. Os relatos apontam para um ambiente de controle abusivo, com comentários constantes sobre o corpo das funcionárias, uso de apelidos pejorativos e ofensas à vida pessoal. O quadro de violência psicológica resultou em graves problemas de saúde para as vítimas, incluindo crises de pânico, ansiedade severa e agorafobia.
De acordo com a polícia, após uma denúncia interna, a própria diretoria executiva da Coopmac instaurou uma sindicância que confirmou os abusos. Entretanto, o presidente teria agido para anular o procedimento em uma reunião extraordinária, determinando a destruição dos documentos que comprovavam os fatos. O objetivo central da operação de hoje foi garantir a apreensão desse material; uma pasta lacrada com toda a documentação foi recuperada pelos agentes.
O Judiciário também deferiu medidas cautelares contra Isaac Silva Figueira, proibindo-o de manter qualquer tipo de contato ou se aproximar de uma das vítimas. O inquérito segue em andamento para a completa elucidação dos crimes e responsabilização administrativa e criminal.
Nota da Redação: O espaço deste portal permanece aberto para que Isaac Silva Figueira ou sua assessoria jurídica apresentem sua defesa e os esclarecimentos necessários sobre os fatos investigados.



