top of page

Possível saída de Lupi do governo pode encerrar articulação do PDT com o PT baiano

Uma eventual demissão de Carlos Lupi do Ministério da Previdência Social deve impactar diretamente as articulações políticas do PT na Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues vinha atuando nos bastidores para aproximar o PDT, partido presidido por Lupi, de sua base. No entanto, segundo informações obtidas pelo Informe Baiano, caso a demissão seja confirmada em meio ao escândalo de fraudes no INSS, as negociações serão encerradas.


O líder do PDT na Câmara dos Deputados, Mário Heringer (MG), afirmou ao Poder360 que a saída de Lupi significaria também o rompimento do partido com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Se Lupi for demitido, Lula estará demitindo o partido. Não temos que indicar substituto de maneira alguma", declarou o parlamentar.


Heringer criticou ainda a posição ocupada pelo partido no governo, argumentando que a gestão da Previdência Social impõe apenas "ônus" ao PDT. "É o ministério que só dá problema, em que todo mundo aponta a culpa, inclusive punindo os aposentados com reformas da Previdência", afirmou. Segundo ele, mesmo em caso de renúncia de Lupi, o partido não pretende manter o comando da pasta.


O deputado também alegou que as irregularidades investigadas no INSS não seriam exclusivas da atual gestão, mas reflexo de problemas estruturais antigos. "Tem ladrões e tem negociantes. Os ladrões não podem prevalecer", disse, reforçando que confia nas apurações conduzidas pela Controladoria-Geral da União (CGU), Polícia Federal e Ministério da Justiça.

WhatsApp do Portal Cubo
bottom of page