Mostra Cinema Conquista homenageará Chico Liberato, um dos pioneiros da animação no Brasil
top of page

Mostra Cinema Conquista homenageará Chico Liberato, um dos pioneiros da animação no Brasil



Neste ano, a Mostra Cinema Conquista - Ano 13 homenageará Chico Liberato, um dos pioneiros do cinema da animação no Brasil, tendo no currículo 12 curtas-metragens e dois longas. Toda sua obra se diferencia por revelar a beleza da rica cultura brasileira, consagrando-se no Brasil e no exterior. “Uma figura importantíssima para a cinematografia baiana e também um grande artista plástico”, aponta o coordenador e idealizador da Mostra, Esmon Primo.

A filmografia de Liberato começou a ser produzida na década de 1970, após uma provocação carinhosa do amigo Guido Araújo, organizador da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que estimulou Chico a dar movimento às suas pinturas, modalidade de arte que o homenageado desenvolve desde os 10 anos de idade.

O primeiro longa de Liberato foi “Boi Aruá”, o quinto de animação do país e o primeiro do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A obra é uma leitura crítica da Cantiga do Boi Incantado, do compositor conquistense Elomar Figueira Mello, gravada no disco Sertania, de Ernest Widmer, trilha sonora da obra. Como prêmios, o filme recebeu da UNESCO o selo "Referência de Valores Culturais para a Infância e Juventude", Menção Honrosa do I Fest Rio e do Centro Internacional da Infância e Juventude em Moscou, Rússia.

O outro longa de Liberato, “Ritos de Passagem”, passou por grandes eventos de cinema como o Festival de Havana, Festival do Rio, Festival Internacional de Lisboa, entre outros. Nesta obra, Chico Liberato contou com a parceria de seu filho, o músico João Liberato, e do filho de Elomar Figueira, o também músico João Omar, que assinam a Trilha sonora do filme.

A obra de Chico Liberato é considerada a expressão genuína da cultura brasileira. Chico é pioneiro na sua essência. Um Dom Quixote para quem nada é impossível, criando e inovando de forma surpreendente. A sua obra é uma marca singular da essência da cultura brasileira, reconhecível em qualquer canto do mundo.


Um olhar para o novo cinema: A Mostra Cinema Conquista - Ano 13 tem o apoio cultural da TVE Bahia, TV Sudoeste, Educandário Padre Gilberto, Tia Sônia e Schin. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas, do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB), da Diretoria Audiovisual do Estado (DIMAS) e do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. A Mostra Cinema Conquista é uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

bottom of page