80 anos de nascimento de Glauber Rocha: Casa Memorial Régis Pacheco recebe programação especial

80 anos de nascimento de Glauber Rocha: Casa Memorial Régis Pacheco recebe programação especial



Entre os dias 14 e 24 de março, a população de Vitória da Conquista está convidada a participar de uma extensa programação educativa e cultural em comemoração aos 80 anos de um dos artistas mais expressivos da cidade. Por meio do evento “Glauber Rocha ressuscita o povo brasileiro”, a Prefeitura Municipal realizará mostra de filmes, debates, exposição, shows e performances em homenagem ao cineasta.

As atividades são abertas a todos os interessados e acontecerão na Casa Memorial Régis Pacheco. “A iniciativa tem como objetivo implantar uma política pública voltada à preservação da memória material e imaterial do município, estabelecendo uma relação entre o resgate histórico e a importância do não esquecimento como um fator fundamental para a consciência da comunidade”, afirma a Procuradora Municipal e Coordenadora do Evento, Joana Campos Figueiredo.

Glauber Rocha – Nascido no dia 14 de março de 1939, na antiga Rua da Várzea, em Vitória da Conquista, Glauber Rocha foi cineasta, ator e escritor. Em 47, mudou-se com a família para Salvador, onde começou a revelar os seus talentos em artes performativas e a paixão pelo cinema. Foi um dos líderes do cinema novo, do movimento vanguardista, e conhecido como um polêmico criador cinematográfico. Glauber Rocha morreu no Rio de Janeiro, em 22 de agosto de 1981, deixando um extenso legado para a arte e cultura nacionais.

Ficha Técnica da Mostra Glauber Rocha – Ressuscita o Povo Brasileiro Coordenação: Joana Figueiredo Curadoria: George Neri Produção Executiva: Leu Couto Expografia: Vinicius Gil (Purki) Arte Têxtil e Voz: Shirley Ferreira/Thadeu Cajado Produção de Palco: Gilmar Dantas Iluminação: Rayza Lélis Técnico de Som: Neto Montagem: Taty Roots


#PMVC #Cultura #Agenda #agenda