Adolfo Menezes é reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia para o biênio 2025-2026
- Da Redação
- 4 de fev.
- 2 min de leitura

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) em sessão realizada nesta segunda-feira (3). Este será o terceiro mandato consecutivo do parlamentar, que tem 66 anos.
A nova composição da Mesa Diretora da Alba traz a deputada Ivana Bastos (PSD) como primeira vice-presidente, garantindo ao Partido Social Democrático o controle das duas principais cadeiras da Casa Legislativa. Além disso, a eleição marca o retorno de uma mulher a um cargo titular na direção da Alba, após um biênio em que todas as representantes femininas ocuparam apenas posições de suplência.
Votação e composição da Mesa Diretora
A eleição contou com a participação de 62 dos 63 deputados estaduais. O único ausente foi Matheus Ferreira (MDB). O candidato concorrente à presidência, Hilton Coelho (PSOL), recebeu apenas um voto.
Confira o resultado da votação:
Presidente: Adolfo Menezes (PSD) – 61 votos
1ª Vice-Presidência: Ivana Bastos (PSD) – 56 votos
2ª Vice-Presidência: Marquinho Viana (PV) – 54 votos
3ª Vice-Presidência: Hassan (PP) – 55 votos
4ª Vice-Presidência: Laerte do Vando (Podemos) – 53 votos
1ª Secretaria: Samuel Júnior (Republicanos) – 53 votos
2ª Secretaria: Kátia Oliveira (União) – 50 votos
3ª Secretaria: Vitor Azevedo (PL) – 51 votos
4ª Secretaria: Fabrício Falcão (PCdoB) – 56 votos
Após a vitória, Adolfo Menezes expressou sua gratidão e destacou a emoção de ser eleito para mais um mandato.
"Ser eleito pela terceira vez é algo que eu nunca imaginava. Praticamente uma unanimidade, então, é uma honra que eu não posso nem me expressar. A emoção é muito grande. Agradecer a Deus e a todos os colegas dessa casa, que me apoiaram", afirmou o presidente reeleito.
Quem é Adolfo Menezes?
Natural de Campo Formoso, no centro-norte da Bahia, Adolfo Menezes vem de uma família com forte tradição política. Foi prefeito do município em 2012, mas a maior parte de sua trajetória política foi construída na Alba.
Ele assumiu o cargo de deputado estadual pela primeira vez em 2007 e, desde então, tem sido reeleito sucessivamente. Nas eleições de 2022, foi o terceiro parlamentar mais votado da Bahia, com 107.747 votos, ficando atrás apenas de Ivana Bastos (118.417 votos) e Alex da Piatã (114.778 votos).