Agentes de trânsito são agredidos após abordarem infratores estacionados de forma irregular

Agentes de trânsito são agredidos após abordarem infratores estacionados de forma irregular

Um vídeo que circula nas redes sociais, desde terça-feira (21), mostra três agentes de trânsito, do Sistema Municipal de Trânsito de Vitória da Conquista-BA (Simtrans), sendo agredidos por pelo menos quatro homens durante uma abordagem. A confusão iniciou após os agentes notificarem motoristas que estacionaram de forma irregular seus veículos sobre uma calçada com piso tátil - para deficientes visuais - de um mercado.


Nas imagens é possível ver que um homem de verde empurra um dos agentes, que reage, e depois pelo menos dois outros se juntam ao primeiro para agredir os profissionais. Segundo testemunhas, um deles é funcionário da rede de mercados. Populares que assistiam a cena comemoravam a situação. O autor do vídeo chega a dizer "esses bichos é ousado, e só vai sossegar quando morrer mais um” (o agente Gilmar Moreira dos Santos, foi morto a tiros, aos 35 anos, na Avenida Lauro de Freitas, no dia 17 de dezembro de 2011. De acordo com investigações, o crime não teve relação com o trabalho dele).


A Polícia Militar foi acionada e conteve a situação. A Prefeitura da cidade, em nota, repudiou a ação e manifestou apoio, agradecimento, respeito e solidariedade aos agentes de trânsito. Ainda, informou que está acompanhando os agentes agredidos e, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, esteve na Delegacia Policial para registrar a ocorrência.


Segue a nota:


"A Prefeitura de Vitória da Conquista vem a público apoiar integralmente os três agentes do Simtrans violentamente agredidos na tarde de ontem durante o exercício legal de suas funções, e ao apoiar os envolvidos neste caso específico, apoia, também, toda a categoria de agentes de trânsito de nossa cidade.


É inadmissível que em pleno Século XXI a barbárie, a violência pura e simples e o desrespeito à autoridade ainda sejam utilizados como conduta por cidadãos que se acreditam acima de qualquer poder constituído.


Conquista possui leis e elas serão regiamente cumpridas! Não admitiremos que a força dos punhos de quem não cumpre com seus deveres seja maior do que Justiça!


É importante informar que a Prefeitura está acompanhando os agentes agredidos e, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, esteve na Delegacia Policial para registrar a ocorrência.


Os agressores serão indiciados por lesão corporal grave e nossos procuradores municipais irão acompanhar este caso com toda a atenção devida.


Um dos agentes, devido às agressões, foi atendido na UPA e está com o braço fraturado. Consideramos isso inadmissível!


Ao atacar um único agente público os agressores atacam todo o funcionalismo público municipal.


Vitória da Conquista não é terra de ninguém. Aqui, tradicionalmente, imperam a civilidade e a gentileza. Ações como essas não traduzem a imagem do nosso povo e devem ser severamente rejeitadas por todo conquistense.


Repudiamos por completo a atitude dos agressores e afirmamos que iremos até a última instância para garantir que a Lei se faça no presente caso.


Aos agentes do Simtrans, o nosso agradecimento, respeito e solidariedade.



Secom, 22 de janeiro de 2020."