top of page

Agentes de trânsito são agredidos após abordarem infratores estacionados de forma irregular

Um vídeo que circula nas redes sociais, desde terça-feira (21), mostra três agentes de trânsito, do Sistema Municipal de Trânsito de Vitória da Conquista-BA (Simtrans), sendo agredidos por pelo menos quatro homens durante uma abordagem. A confusão iniciou após os agentes notificarem motoristas que estacionaram de forma irregular seus veículos sobre uma calçada com piso tátil - para deficientes visuais - de um mercado.


Nas imagens é possível ver que um homem de verde empurra um dos agentes, que reage, e depois pelo menos dois outros se juntam ao primeiro para agredir os profissionais. Segundo testemunhas, um deles é funcionário da rede de mercados. Populares que assistiam a cena comemoravam a situação. O autor do vídeo chega a dizer "esses bichos é ousado, e só vai sossegar quando morrer mais um” (o agente Gilmar Moreira dos Santos, foi morto a tiros, aos 35 anos, na Avenida Lauro de Freitas, no dia 17 de dezembro de 2011. De acordo com investigações, o crime não teve relação com o trabalho dele).


A Polícia Militar foi acionada e conteve a situação. A Prefeitura da cidade, em nota, repudiou a ação e manifestou apoio, agradecimento, respeito e solidariedade aos agentes de trânsito. Ainda, informou que está acompanhando os agentes agredidos e, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, esteve na Delegacia Policial para registrar a ocorrência.


Segue a nota:


"A Prefeitura de Vitória da Conquista vem a público apoiar integralmente os três agentes do Simtrans violentamente agredidos na tarde de ontem durante o exercício legal de suas funções, e ao apoiar os envolvidos neste caso específico, apoia, também, toda a categoria de agentes de trânsito de nossa cidade.


É inadmissível que em pleno Século XXI a barbárie, a violência pura e simples e o desrespeito à autoridade ainda sejam utilizados como conduta por cidadãos que se acreditam acima de qualquer poder constituído.


Conquista possui leis e elas serão regiamente cumpridas! Não admitiremos que a força dos punhos de quem não cumpre com seus deveres seja maior do que Justiça!


É importante informar que a Prefeitura está acompanhando os agentes agredidos e, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, esteve na Delegacia Policial para registrar a ocorrência.


Os agressores serão indiciados por lesão corporal grave e nossos procuradores municipais irão acompanhar este caso com toda a atenção devida.


Um dos agentes, devido às agressões, foi atendido na UPA e está com o braço fraturado. Consideramos isso inadmissível!


Ao atacar um único agente público os agressores atacam todo o funcionalismo público municipal.


Vitória da Conquista não é terra de ninguém. Aqui, tradicionalmente, imperam a civilidade e a gentileza. Ações como essas não traduzem a imagem do nosso povo e devem ser severamente rejeitadas por todo conquistense.


Repudiamos por completo a atitude dos agressores e afirmamos que iremos até a última instância para garantir que a Lei se faça no presente caso.


Aos agentes do Simtrans, o nosso agradecimento, respeito e solidariedade.



Secom, 22 de janeiro de 2020."






Comments


bottom of page