Na noite desta quinta-feira (26), um jato Airbus A320ceo, de matrícula PR-MHG, pertencente à LATAM, precisou retornar ao Aeroporto Internacional de Brasília (JK) após enfrentar problemas logo após a decolagem. A aeronave, que cumpria o voo LA3852 com destino a Teresina, teve sua comunicação com a torre de controle perdida. Ela ficou no ar por 40 minutos até conseguir pousar. O aeroporto ficou fechado durante a operação.
Após a decolagem, por volta das 21h40, o avião subiu até 7.000 pés (2.100 m) de altitude, mas interrompeu a subida e realizou manobras circulares sobre áreas como o Eixo Monumental, Asa Norte e Praça dos Três Poderes. Apesar do trajeto incomum, a aeronave não ultrapassou a restrição de altitude de 4.400 pés (1.340 m), imposta para sobrevoo do Planalto.
Durante o incidente um Boeing 737 cargueiro da Sideral tentou intermediar a comunicação, mas não teve sucesso. Os bombeiros de aeródromo foram acionados para aguardar o retorno.
As 22h20, o avião pousou com segurança pela cabeceira 29R, diferente da cabeceira 11L, usada na decolagem.
Com o pouso, a pista 29R foi fechada temporariamente, redirecionando as operações para a pista 11R/29L.
"A companhia está oferecendo toda a assistência aos passageiros, que serão reacomodados no voo LA9003 (Brasília-Teresina), programado para às 21h05 desta sexta-feira (27). A LATAM lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos", informou a companhia em nota.
A aeronave tem como ano de fabricação 2007, capacidade de 180 passageiros e está em situação regular junto à Agência Nacional de Avião Civil (Anac).