Em entrevista à rádio AuriVerde Brasil nesta quarta-feira (16), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que desistirá da política caso sua inelegibilidade seja mantida até as eleições de 2026. “Se isso for avante, essa inelegibilidade continuar valendo, eu jogo a toalha, não acredito mais no Brasil, no meu país que tanto amo e adoro”, disse Bolsonaro.
O ex-presidente declarou ser alvo de perseguição, criticando as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornaram inelegível em 2023. As condenações estão relacionadas à reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada e à participação em um desfile cívico-militar no 7 de setembro de 2022. Bolsonaro questionou: “Que voto eu ganhei ao me reunir com os embaixadores? Outra… que abuso de poder econômico foi eu estar no carro de som do pastor Silas Malafaia? É uma perseguição.”
Caso a inelegibilidade permaneça, Bolsonaro afirmou que abandonará a disputa eleitoral: “Se isso continuar valendo, eu só tenho um caminho: cuidar da minha vida.”
Aliados de Bolsonaro, no entanto, já consideram alternativas para a eleição de 2026, com nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sendo cogitados. Mesmo assim, Bolsonaro acredita que o PL conseguirá eleger candidatos em diversas capitais do país: “Das nove [capitais] que disputaremos, a maioria nós vamos conseguir eleger os nossos candidatos do PL.”
Comments