
O coletivo baiano Chegança Atelier Cultural (@ateliercheganca) está com uma programação imperdível para o público infantojuvenil durante o Curto Circuito das Artes. De 18 a 24 de janeiro, a trupe apresenta o espetáculo “Histórias do Mundão”, uma peça que promove uma reflexão sobre o uso excessivo de eletrônicos na infância e defende a arte e a literatura como ferramentas essenciais para o desenvolvimento socioeducativo das crianças.
Com entrada gratuita, as apresentações acontecerão em diversos espaços culturais de Salvador, levando arte e conscientização para bairros como Caminho de Areia, Coutos e Valéria. O espetáculo será encenado nos seguintes locais:
Espaço Boca de Brasa Sesi Casa Branca (Caminho de Areia):
Sábado (18), às 16h
Domingo (19), às 11h e 16h
Subúrbio 360 (Coutos):
Sábado (24), às 15h
No dia 25, das 13h às 17h, será realizada uma vivência teatral para crianças de 5 a 12 anos no Espaço Boca de Brasa em Valéria, com intérprete de Libras e monitoria para crianças atípicas e PCDs.
Sobre o Chegança Atelier Cultural
Fundado em 2018 pelas artistas e educadoras Manu Santiago e Ana Mendes, o Chegança Atelier Cultural completa sete anos de atuação em 2025. O coletivo se consolidou como referência na pesquisa e produção artística voltada para o público infantojuvenil.
Para Ana Mendes, a celebração desses sete anos representa um espaço de luta e reafirma a importância da arte como ferramenta de resistência criativa. “Buscamos levar arte e educação para jovens em diferentes territórios, abrindo e reconstruindo caminhos juntos”, afirma.
Manu Santiago destaca que o Chegança segue firme no propósito de enriquecer a cultura baiana e nacional. “Esperamos continuar por muitos anos, fomentando a cultura e enriquecendo a cena artística da Bahia e do Brasil”, diz.
O Curto Circuito das Artes
O Curto Circuito das Artes é uma realização da Fundação Gregório de Mattos (FGM), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Prefeitura de Salvador, com apoio da Funarte e do Ministério da Cultura (MinC). O evento, que vai até fevereiro de 2025, celebra a arte e a cultura com uma programação diversificada, incluindo espetáculos, exposições e residências artísticas. O objetivo é democratizar o acesso à cultura, promover a inclusão e celebrar a diversidade.