top of page

Conquista: Muralha Digital está em fase experimental e deve iniciar fiscalização eletrônica em janeiro de 2025

Foto do escritor: Da RedaçãoDa Redação

Nesta sexta-feira (20), a Prefeitura de Vitória da Conquista inaugura a Central de Monitoramento Muralha Digital, instalada na Avenida Juracy Magalhães, no Hub Conquista. O sistema de fiscalização eletrônica de trânsito começará a funcionar em 1º de janeiro de 2025, com o objetivo de reduzir os acidentes, que já somaram 2.683 vítimas fatais de janeiro a novembro deste ano.


A parte de videomonitoramento está em fase experimental, com ajustes finais na rede. O projeto expande a área monitorada para todas as zonas da cidade, contando com 40 câmeras já sinalizadas, além de radares aferidos para monitoramento de velocidade. Servidores do Simtrans foram treinados para operar o sistema, e outros órgãos como a Guarda Municipal e o Samu 192 devem ser integrados à operação.


A Central de Comando e Controle (CICC), localizada no HUB Conquista, será responsável pela supervisão e operação da Muralha Digital. A expectativa é que o sistema contribua para uma maior fiscalização dos limites de velocidade e segurança nas vias da cidade, visando a redução de acidentes de trânsito.


O sistema não se limitará à fiscalização, mas também terá funções de videomonitoramento ao vivo e identificação de veículos com pendências criminais, colaborando com as forças de segurança pública. Além disso, a Muralha Digital estará em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), garantindo a proteção das informações coletadas.


Com a implantação, a Prefeitura pretende melhorar o trânsito municipal, integrar os órgãos de segurança e continuar consolidando Vitória da Conquista como uma das cidades mais seguras do país.

WhatsApp do Portal Cubo
bottom of page