Diagnóstico sobre saneamento de Vitória da Conquista é apresentado ao Governo

Diagnóstico sobre saneamento de Vitória da Conquista é apresentado ao Governo

Após alguns meses de estudos, foi apresentado nesta manhã (11) ao Governo Municipal, o diagnóstico de como está a realidade no sistema de água tratada, no esgotamento sanitário, nos resíduos sólidos (lixo) e na drenagem urbana de Vitória da Conquista. A análise faz parte do Plano Municipal de Saneamento Básico.


O prefeito Herzem Gusmão e secretários municipais acompanharam a apresentação feita pelos consultores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)*, entidade responsável pela elaboração do documento. “Não tínhamos um plano de saneamento básico em Vitória da conquista e a Fipe, que reúne os maiores e melhores técnicos de saneamento básico, está à frente dessa elaboração, fazendo um trabalho extraordinário. E nesse estudo, envolvemos os estudantes do curso de Engenharia Ambiental do Ifba. É muito bom essa interação, pois esses técnicos de reconhecimento internacional têm a ideia do que estamos vivenciando”, esclarece o prefeito.


O professor Antônio Eduardo Giansante, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, professor convidado em duas universidades na Europa e professor titular na Universidade Mackenzie foi o responsável pela apresentação do estudo aos gestores municipais. Com sua larga experiência na implantação de planos de saneamento em cerca de 300 municípios, Giansante afirmou: “Nós queremos que o saneamento aconteça no país. Temos bastante material aqui e apontamos o que é positivo e o que é problemático para que Vitória da Conquista avance ainda mais”.


“O plano só vai ser efetivo se tiver essa integração com as pessoas que vão fazer acontecer. Encontramos, por parte dos técnicos da Prefeitura, uma cooperação muito grande”, completou o consultor para o desenvolvimento, gestão e estruturação de projetos de saneamento ambiental, Pedro Hallack. Ainda estiveram no encontro os consultores da Fipe, Paulo Santa Bárbara e Beatriz Margulies, e a diretora da Torre Empreendimentos, Soraia Torres.