O jornalista e babalorixá Ricardo Alves, atual coordenador municipal de Políticas de Promoção à Igualdade Racial de Vitória da Conquista, lançou o documentário "O Feitiço", que investiga um dos temas mais intrigantes das religiões afro-brasileiras: a feitiçaria e sua relação com a figura do diabo, frequentemente associada à prática por meio de estereótipos e preconceitos.
Apresentado como uma reportagem especial, o documentário reúne depoimentos de sacerdotes e sacerdotisas de umbanda e candomblé, oferecendo reflexões sobre as interpretações e os mitos que cercam a prática da feitiçaria. A obra visa desmistificar conceitos equivocados e lançar luz sobre a riqueza cultural e espiritual dessas tradições.
Disponível no YouTube, "O Feitiço" convida o público a conhecer e entender melhor as religiões afro-brasileiras, promovendo um olhar mais respeitoso e esclarecedor sobre o tema.
Ricardo Alves também é babalorixá, especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade ( UFBA), comunicador, graduando em Jornalismo (Uninter) e conselheiro municipal de saúde, representando as religiões de matriz africana.