Em Brasília, Herzem se encontra com a ministra Damares

Em Brasília, Herzem se encontra com a ministra Damares

Cumprindo agenda em Brasília, o prefeito Herzem Gusmão esteve em audiência com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, nesta terça-feira (4). O gestor esteve acompanhado pelo secretário municipal interino de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e outros membros da equipe.


Na ocasião, a ministra falou sobre o apoio do Governo Federal na implantação da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) em Vitória da Conquista. O projeto consiste em uma unidade destinada ao cumprimento de medidas socioeducativas de internação para adolescentes aos quais se atribuem autoria de atos infracionais. A obra já está em fase de conclusão.


“Desde o primeiro dia que tomei posse como ministra, o meu amigo, prefeito Herzem, sempre me lembra: ‘Não se esqueça de Conquista’. Por isso, logo que caiu o recurso da Petrobrás [que foi recuperado através da Operação Lava Jato], liberei os 22 milhões de reais para o Centro de Atendimento Socioeducativo de Vitória da Conquista. A pedido do prefeito Herzem, liberei esse recurso; e vamos, também, equipar os Conselho Tutelares e iniciar um programa piloto de atenção aos idosos”, afirma a ministra Damares.




Programa Viver – O projeto ao qual a ministra se refere é o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável. A ação é voltada à garantia dos direitos da pessoa idosa, com foco em sua autonomia e protagonismo. Para discutir os detalhes da implantação do Programa em Conquista, que deve se concretizar ainda no primeiro semestre deste ano, a equipe do Governo Municipal foi recebida pelo secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Fernandes Toninho Costa.



Seminário do Criança Feliz – Durante a agenda em Brasília nesta terça, o prefeito Herzem participou também do Seminário sobre a Avaliação de Impacto do Programa Criança Feliz. Trata-se de um projeto do Governo Federal, executado em parceria com os municípios, voltado à promoção do desenvolvimento integral de crianças durante a primeira infância. Ou seja, a ação atende a gestantes e crianças de até seis anos de idade.


“O evento foi importante para discutirmos os impactos do Programa Criança Feliz na vida de crianças e famílias brasileiras, momento de avaliação no qual Vitória da Conquista participou de forma destacável. Aliás, a Política de Assistência Social em Vitória da Conquista tem avançado de maneira significativa, o que tem despertado os olhares dos governos Federal e Estadual”, avalia o secretário Michael Farias.