Entrevistadores do Ibope que coletaram testes de Covid-19 contraíram coronavírus na BA
top of page

Entrevistadores do Ibope que coletaram testes de Covid-19 contraíram coronavírus na BA

Três entrevistadores do Ibope que aplicaram questionários sobre a epidemia de Covid-19 e testaram entrevistados para a doença na cidade de Irecê (a 480 km de Salvador) foram infectados pelo novo coronavírus.


Os entrevistadores fazem parte de um estudo que pretende testar uma amostra de 33.250 pessoas em 133 cidades, em todos os estados, para estimar quantos brasileiros já foram infectados pelo novo coronavírus.


Realizada pelo Ibope Inteligência e sob coordenação do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, a pesquisa tem como objetivo colher dados para auxiliar no planejamento do combate à doença.


As equipes, contudo, têm enfrentado percalços pelo país: estão sendo detidas pela polícia, impedidas de trabalhar por governos municipais ou agredidas nas ruas.


Vitória da Conquista


Sem conhecimento das Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e de Vitória da Conquista, 2 homens do Ibope Inteligente foram flagrados pela Polícia Militar coletando sangue de moradores do bairro Bruno Bacelar, que segundo eles eram para fazer testes do COVID-19.


De acordo com o major Edmário José Britto Araújo, comandante da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado da Bahia, os indivíduos foram conduzidos a Delegacia até que a situação fosse esclarecida. Eles integravam um grupo de mais dezessete profissionais coletando sangue em diversos bairros da cidade.


Os coordenadores da pesquisa, contudo, afirmam que todas as autoridades municipais e estaduais foram comunicadas.

2 funcionários do Ibope também foram detidos em Vitória da Conquista, até que a situação fosse esclarecida.
2 funcionários do Ibope também foram detidos em Vitória da Conquista, até que a situação fosse esclarecida.

A prefeitura de Irecê informou que não foi avisada previamente da pesquisa e que só a autorizaria desde que os 14 entrevistadores do Ibope enviados de São Paulo para a cidade fizessem testes para o novo coronavírus.


Os testes foram aplicados pela prefeitura na última sexta-feira (15) e identificaram que três dos entrevistadores estavam com o vírus.



Com informações do Bahia Notícias

bottom of page