top of page
Descubra o refúgio perfeito para curtir as férias na Península de Maraú, na Bahia

Governo suspende emissão de vistos para BYD após resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão

Do Portal Cubo

O governo brasileiro anunciou a suspensão da emissão de novos vistos de trabalho temporário para a empresa chinesa BYD, após o resgate de 163 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Camaçari, na Bahia. A medida, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores na sexta-feira (27), será válida até que as investigações, conduzidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e outros órgãos, esclareçam o caso de tráfico internacional de pessoas.


Os vistos suspensos são do tipo Vitem V, voltados para trabalhadores com formação específica. Segundo o Itamaraty, a orientação foi enviada aos postos consulares do Brasil na China como uma precaução temporária.


Em audiência realizada na última quinta-feira (26), representantes da BYD e da terceirizada Jinjiang Open Engineering se comprometeram a prestar assistência, incluindo alojamento e passagens para o retorno de sete trabalhadores à China.


No entanto, a empresa Jinjiang Construction Brazil negou as acusações em um vídeo, argumentando que as condições de trabalho eram adequadas e que os problemas estão relacionados à documentação.


Uma nova audiência está marcada para 7 de janeiro, quando as empresas deverão apresentar um termo de ajuste de conduta. Além disso, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou o compartilhamento de provas para avaliar possíveis ações penais.

bottom of page