
Em um movimento estratégico liderado pelo secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), a articulação política do Executivo estadual garantiu o apoio de prefeitos que apoiaram ACM Neto em 2022. Entre os novos aliados estão os gestores de Brumado, Guanambi, Paulo Afonso, Buritirama e Coaraci.
Os prefeitos destacaram dificuldades enfrentadas na transição administrativa e receberam do governo estadual a promessa de apoio imediato. Nos primeiros 18 dias de janeiro, Jerônimo Rodrigues recebeu 31 prefeitos em seu gabinete, acompanhado de deputados, vereadores e secretários de diversas pastas, como Saúde, Educação e Segurança Pública.
Entre as ações definidas, o governador priorizou medidas emergenciais, como o enfrentamento aos danos causados pelas chuvas, além de articulações para a liberação de emendas parlamentares e a execução de projetos estruturantes, com foco especial na educação.
Mário Galinho, prefeito de Paulo Afonso e ex-coordenador da campanha de ACM Neto na região, foi um dos que aproveitaram o momento para declarar apoio ao governador nas eleições de 2026. “O diálogo com o governo tem sido essencial para o avanço de pautas importantes para os municípios,” afirmou.
Após a Lavagem do Bonfim, Jerônimo visitou Aurelino Leal, um dos municípios atingidos pelas fortes chuvas, onde se reuniu com o prefeito oposicionista Rodrigo Andrade para alinhar estratégias de recuperação. Apesar de Andrade ainda não declarar apoio político, elogiou a atenção dedicada pelo governador.