'Estamos no caminho certo'

Jornal 'ATarde' destaca Vitória da Conquista como a gestão mais transparente do Nordeste

Uma reportagem divulgada no jornal 'ATarde' na edição deste domingo, (12), destaca em manchete de capa: Municípios baianos estão entre os menos transparentes do país. Na mesma reportagem o jornal da capital da Bahia, um dos mais antigos do Brasil, revela dados que colocam Vitória da Conquista, como a gestão pública mais transparente do Nordeste, e a 7° no ranking do Brasil.


O estudo é da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360 – pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e pela Controladoria-Geral da União (CGU). 


“Esse é um dos primeiros resultados de que estamos no caminho certo, modernizando e inovando nas ferramentas de acesso as informações públicas, como também produzindo soluções acertadas para gerar o desenvolvimento sem jamais ferir a lei”, disse o prefeito Herzem Gusmão (MDB) ao Bahia Notícias.

A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma ferramenta de monitoramento da transparência pública em estados e municípios brasileiros. As avaliações são desenvolvidas para fornecer os subsídios necessários à Controladoria-Geral da União (CGU) para o exercício das competências que lhe atribuem os artigos 59 da Lei Complementar nº 101/2000 e 41 (I) da Lei de Acesso à Informação, assim como os artigos 68 (II) do Decreto nº 7.724/2012 e 18 (III), do Decreto nº 8.910/2016.