O cantor e compositor Carlos Pitta, conhecido pelo sucesso "Cometa Mambembe" e por descobrir Ivete Sangalo, faleceu nesta terça-feira (7), aos 67 anos, em Salvador. Ele estava internado no Hospital Roberto Santos e morreu devido a complicações da diabetes.
Natural de Feira de Santana, Carlos Pitta acumulou mais de 40 anos de carreira, durante os quais dividiu palcos com grandes nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Belchior, Nando Cordel e Fagner.
O artista teve um papel fundamental na carreira de Ivete Sangalo. A relação começou em um bar de Salvador, onde Pitta reconheceu o talento da jovem cantora e a ajudou a ingressar na indústria musical.
A Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) lamentou o falecimento em uma nota oficial. “A Bahia se despede, portanto, de um ícone da música popular. Uma referência cultural e artística que referenciava o orgulho da sua terra natal, Feira de Santana, em composições como 'Princesa Sertaneja', desvelando o seu próprio ser amoroso”, destacou o comunicado.
Carlos Pitta deixa um legado marcante na música e na cultura da Bahia.
Carreira de Carlos Pitta
Como cantor, ele teve quinze discos gravados nos ritmos xote e forró. Em participações especiais, ele aparece nos álbuns de Elba Ramalho, Alcione e Margareth Menezes.
Pitta se tornou uma referência de músicas carnavalescas. Seu maior sucesso, Cometa Mambembe, chegou a ser regravado por diversos artistas.
O cantor chegou a se apresentar em países como Alemanha, Bélgica, Itália, Estados Unidos e Suíça.