Mostra Cinema Conquista exibe 57 produções nacionais em 2019

Mostra Cinema Conquista exibe 57 produções nacionais em 2019


A Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema reúne esta semana, em Vitória da Conquista (BA), entusiastas do cinema e audiovisual nacional. A programação teve início no último domingo (1º) e vai até a próxima sexta-feira (06) com a exibição de 57 produções, entre longas e curtas.



Na noite de ontem (02), o crítico de cinema Marcelo Miranda, curador da Mostra Conquista, esteve no evento e ressaltou a importância do mesmo no circuito brasileiro. “A Mostra tem um caráter muito diferente para quem acompanha festivais de cinema no Brasil. Ela é um vasto panorama de filmes que, ao longo dos últimos meses, repercutiram e não foram exibidos aqui na cidade. Uma cidade com o histórico que tem, uma cidade que eu adoro”, afirmou. “A gente tenta sempre colocar filmes que têm uma ideia do que de mais significativo tem sido feito e que, provavelmente, não serão exibidos no circuito local daqui, por uma série de questões que vão além de Vitória da Conquista”, explicou.


Filmes como Divino Amor (2019), Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar (2019), Diários de Classe (2019), Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2019), Inferninho (2019), Los Silencios (2018), Os Sonâmbulos (2018) e o documentário Revolta dos Búzios (2018) estão na programação.



Confira a programação completa


Este ano as sessões acontecem no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (às 15h, 17h40 e 20h), na quadra poliesportiva da Urbis VI (19h) e em diversos distritos da zona rural, com a Mostra Itinerante (19h). “Quase todos os filmes aqui tem circulação internacional. Filmes que ganharam prêmios ou que, provavelmente, ainda irão ganhar porque alguns são muito recentes”, disse Miranda.


O curador dedicou o festival ao crítico João Carlos Sampaio, antigo curador da Mostra Conquista, que faleceu há alguns anos. “Junto com Esmon, João Carlos deu a cara desse festival e quando me foi dada a missão com a partida dele, uma das minhas metas sempre foi que o festival se parecesse ao máximo com o que o João provavelmente faria. Nada é mais honrado do que manter um legado que João construiu com o Esmon, guerreiramente atuante em nome do festival”, finalizou se referindo ao coordenador geral da Mostra Conquista, Esmon Primo.


A Mostra Cinema Conquista - Ano 14 tem o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia, da Diretoria Audiovisual do Estado, do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, da TV Sudoeste, da Cervejaria Devassa e do Restaurante Maria do Sertão. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas. A Mostra Cinema Conquista é uma produção da Movimenta Cultura e Arte e realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.