'Na Bahia, político não faz receita médica'

'Na Bahia, político não faz receita médica', diz o governador Rui Gosta

G1 - Em transmissão ao vivo nesta terça-feira (19) pela internet, o governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que "político não faz receita médica", ao se posicionar contra a recomendação de determinados remédios para tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.


"Aqui, na Bahia, político não faz receita médica. Exceto se o político for médico. Governador não é médico, não passo receita e não aceitarei que ninguém que não seja médico passe. Fique tranquila que, na Bahia, qualquer remédio está à disposição para o médico utilizar se ele achar conveniente. Esse é nosso protocolo", afirmou ele.


"Acreditamos na medicina, na ciência, não atuamos com demagogia, com politicagem.Não trazemos ideologia para salvar vidas humanas. Qualquer remédio que o médico queira receitar terá total liberdade com consentimento da família."


O presidente Jair Bolsonaro defende o uso de determinados medicamentos publicamente, mas a eficácia deles no tratamento da Covid-19 não foi confirmada pela comunidade científica. Dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, já deixaram o governo após contrariarem o presidente sobre o assunto. Na Paraíba, a Prefeitura de Campina Grande publicou um protocolo autorizando o uso de alguns remédios.