Elmar: “O governo (da Bahia) abandonou o interior”

“O governo (da Bahia) abandonou o interior”, denuncia Elmar


O deputado federal Elmar Nascimento (Democratas) voltou a criticar, nesta quarta-feira (15), a falta de medidas do governo do estado para conter o avanço do novo coronavírus no interior da Bahia. Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes-Datasus) apontam que somente 14% dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 estão em municípios do interior.


No total, segundo matéria públicada pelo Bahia Notícias, o estado conta com 923 leitos específicos para o tratamento da doença, sendo que 792 deles somente em Salvador. Sobram somente 131 UTIs para os demais municípios da Bahia, que tem sofrido com o avanço da doença, especialmente na região Sul em municípios como Ilhéus e Itabuna.


“O governador Rui Costa (PT) abandonou interior: dos 923 leitos de UTIs específicos para pacientes com Covid-19 na Bahia, 792 estão em Salvador. Sobram muito poucos leitos para um estado de dimensões continentais e casos confirmados espalhados por 71 municípios, segundo a Secretaria da Saúde (Sesab). Lembrando que muitos desses leitos na capital foram criados pela prefeitura”, disse Elmar.


O parlamentar destaca que os números confirmam as queixas que tem ouvido da população: “A saúde do interior da Bahia está a Deus dará, abandonada à própria sorte, sem leitos de UTI em número suficiente para enfrentar esta terrível pandemia. Além do drama de sofrer com efeitos do coronavírus, quem tem a doença é obrigado a se deslocar por quilômetros até a capital para buscar tratamento”, afirmou.


Outro dado que chama a atenção é que apenas 10% dos novos leitos de UTI criados no estado desde fevereiro foram para municípios do interior. No total, a Bahia saltou de 2.044 leitos para 2.960, o que representa 916 novas UTIs, considerando a rede pública e privada. Deste total, 820 foram novas UTIs em Salvador e somente 96 no interior.