top of page

PF investiga desvio de máquinas do DNOCS na Bahia e cumpre mandados em Salvador e interior

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Metafanismo, que investiga o desvio de máquinas e implementos agrícolas do pátio da Coordenação Estadual do DNOCS na Bahia (CEST-BA) entre 2019 e 2021. O esquema criminoso teria envolvido servidores do órgão e particulares, configurando, em tese, o crime de peculato.


As investigações apontam que os equipamentos, destinados a associações de agricultores familiares, foram desviados para terceiros por meio de processos administrativos forjados. Os documentos indicavam falsamente que as associações estavam recebendo as máquinas, sem que seus representantes tivessem conhecimento.


A falta de fiscalização do DNOCS permitiu que os desvios ocorressem sem ser detectados, possibilitando a venda ou repasse dos equipamentos a pessoas sem vínculo com os beneficiários originais.


Durante a operação, a PF cumpriu nove mandados de busca e apreensão em Salvador (7), Simões Filho (1) e América Dourada (1), com a participação de 35 agentes. Os investigados podem responder por peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A PF segue com as investigações para identificar todos os envolvidos e recuperar os equipamentos desviados.

WhatsApp do Portal Cubo
bottom of page