Em Vitória da Conquista, um dos autores das agressões contra agentes de trânsito foi preso pela Polícia Civil, na terça, 21. Ele, que é dono do mercado que foi cenário da confusão, foi autuado em flagrante delito por lesão corporal grave e desacato. Um dos agentes fraturou o braço, e foi encaminhado para o Hospital Geral da cidade.
De acordo com informações do jornalista Giorlando Lima, publicadas em seu blog, "o comerciante preso possui antecedentes criminais por roubo em São Paulo e de receptação de carga roubada em Vitória da Conquista. O BLOG não conseguiu contato com a defesa do empresário, que está preso no Conjunto Penal. As investigações prosseguem para apurar a responsabilidade e o nível de participação das outras pessoas que aparecem na briga. O inquérito foi aberto na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), à frente está o delegado Neuberto Costa".
A Confusão
Um vídeo que circula nas redes sociais, desde terça-feira (21), mostra três agentes de trânsito, do Sistema Municipal de Trânsito de Vitória da Conquista-BA (Simtrans), sendo agredidos por pelo menos quatro homens durante uma abordagem. A confusão iniciou após os agentes notificarem motoristas que estacionaram de forma irregular seus veículos sobre uma calçada com piso tátil - para deficientes visuais - de um mercado.
Nas imagens é possível ver que um homem de verde empurra um dos agentes, que reage, e depois pelo menos dois outros se juntam ao primeiro para agredir os profissionais. Segundo testemunhas, um deles é funcionário da rede de mercados. Populares que assistiam a cena comemoravam a situação. O autor do vídeo chega a dizer "esses bichos é ousado, e só vai sossegar quando morrer mais um” (o agente Gilmar Moreira dos Santos, foi morto a tiros, aos 35 anos, na Avenida Lauro de Freitas, no dia 17 de dezembro de 2011. De acordo com investigações, o crime não teve relação com o trabalho dele).
A Polícia Militar foi acionada e conteve a situação. Até o momento, a Prefeitura da cidade não se pronunciou sobre o ocorrido.