Prefeitura entrega Centro Municipal de Educação Infantil no Miro Cairo nesta quarta-feira (2)

Prefeitura entrega Centro Municipal de Educação Infantil no Miro Cairo nesta quarta-feira (2)



Nesta quarta-feira (2), às 17h, será entregue à comunidade o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Antônio de Moura Pereira. O equipamento, localizado no bairro Miro Cairo, beneficiará ao todo 110 crianças, com idades entre 2 e 3 anos, em tempo integral.


De acordo com a PMVC, a construção segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FNDE), com salas de aula e de professores, sanitários, cozinha, copa, depósito, dispensa, solário, lactário e lavanderia. O investimento foi de mais de R$ 1 milhão, proveniente do FNDE e de recursos próprios do Município.


Este é o terceiro equipamento entregue pela atual gestão, para cumprimento da Meta 1 do Plano Municipal de Educação referente à ampliação da oferta de vagas para a Educação Infantil. Além desse, foram entregues os CMEIS Pedro Emílio da Silva Passos e Auxêncio Dias de Oliveira.


Homenagem* – O nome do novo CMEI é uma homenagem a Antônio de Moura Pereira, mais conhecido como “Professor Moura”. Natural da localidade do Passa Quatro, município de Livramento (Bahia), ele faleceu em 21 de novembro de 1998, aos 78 anos.


Professor Moura trouxe relevantes contribuições para a educação de Vitória da Conquista, tendo lecionado Ciências Físicas e Naturais no Colégio Estadual Padre Palmeira e mantido uma escola particular chamada Jorge Teixeira.


Mestre em Língua Portuguesa, Professor Moura era latinista e conhecedor do grego (antigo e moderno) e do hebraico, além de falar fluentemente quatro línguas (inglês, francês, italiano e espanhol). O homenageado foi um dos últimos latinistas do Brasil.


* Com informações da Revista Histórica Taberna da História – História da Educação em Conquista, de Luís Fernandes.