Prefeitura leva projeto de orientação profissional a estudantes de José Gonçalves

Prefeitura leva projeto de orientação profissional a estudantes de José Gonçalves

Estudantes do 3º ano do Colégio do Campo de José Gonçalves participaram, na manhã desta sexta-feira (23), de uma ação do projeto “Trilho em Busca da Realização Profissional”. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), que tem o objetivo de oferecer orientação profissional e incentivo ao empreendedorismo juvenil. A atividade aconteceu na sede da Subprefeitura.



“Eles estão em uma idade importante para lidar com esses temas: carreiras, empreendedorismo, valores, coisas que são muito importantes nesse momento para que eles possam definir e fazer escolhas mais adequadas ao seu futuro”, explica o secretário da Semtre, Cláudio Cardoso, que acompanhou a ação.

A psicóloga organizacional Jamília Gomes conduziu a atividade. “É um projeto onde a gente trabalha com o autoconhecimento, possibilidades ocupacionais e um projeto de vida, projeto profissional. Nessa tríade, a gente explora tanto as habilidades pessoais, quanto a capacidade de enfrentamento para fazer a escolha profissional e seguir com esse projeto”, diz.



Os jovens que participaram do evento aprovaram a iniciativa. Para o estudante Henrique Ribeiro, que quer seguir a área de medicina veterinária, esta foi uma boa oportunidade para esclarecer algumas questões: “Eu acho que isso foi muito bom pra mim, pois me ajudou a definir algumas coisas que não estavam definidas ainda na minha vida. Preparativos para que eu possa conseguir realizar esse meu sonho, desde infância.”



Seu colega, Rodrigo Santos, que almeja traçar a carreira de agrônomo, concorda. “Tem algumas coisas que eu sempre ficava em dúvida. Aqui, ela mostrou algumas táticas para a gente não desistir: a gente montar um mapa de conceitos, para organizar, estipular uma data para a gente começar. E, quanto antes a gente começar, mais cedo gente vai terminar, e o sucesso pode ser melhor”, avalia.


Ações semanais – Toda sexta-feira, a Semtre tem levado ações da Secretaria para a Subprefeitura de José Gonçalves. “A exemplo de oficina de artesanato, capacitação para atendimento, diversas atividades voltadas para o segmento dos empreendedores, dos microempreendedores aqui em José Gonçalves”, exemplifica o secretário Cláudio Cardoso. As atividades são abertas a toda a comunidade local que desejar participar.