Queimadas são registradas na Reserva do Poço Escuro

Queimadas são registradas na Reserva do Poço Escuro

Na manhã dessa terça-feira, 05, o 7º Grupamento de Bombeiros Militar agiu para combater mais um incêndio na Reserva Florestal do Poço Escuro, em Vitória da Conquista. O fogo se alastrou queimando parte da vegetação localizada no bairro Guarani, próximo de uma das nascentes do Rio Verruga. Isso aconteceu após populares por fogo em lixo no local.



Projeto de Revitalização do Rio Verruga – O rio nasce no Parque Municipal da Serra do Piripiri, em Vitória da Conquista, onde foi tombado como patrimônio ambiental desde o ano de 1999. Sua bacia hidrográfica representa uma área de 918 Km² e drena a parcela Centro-Sul do município de Barra do Choça e parte da porção Norte do município de Itambé, desaguando no Rio Pardo.


De acordo com o Projeto, as ações consistem em três etapas: a Recuperação florestal da área do entorno do rio – melhorando a qualidade da água; o cercamento das áreas reflorestadas e ainda a Educação Ambiental, que através de cursos e palestras, farão o trabalho de conscientização com a comunidade, sobretudo com os estudantes da rede pública e particular de ensino.


Segundo a Secretaria M. de Meio Ambiente, o trabalho de recuperação do Rio consistirá na implantação de mudas ao longo dos 4.634 metros lineares de rio e 27.804 hectares da área de seu entorno. Assim, serão plantadas cerca de 20 mil mudas em sua área de abrangência, que compreende a borda da calha do leito do Rio Verruga, em área urbana, situada entre a Avenida Bartolomeu de Gusmão e o Anel rodoviário.