Vitória da Conquista amplia programa de ressocialização para mulheres egressas do sistema prisional
- Da Redação
- 18 de mar.
- 1 min de leitura

O programa municipal “Começar de Novo”, referência na ressocialização de apenados na Bahia, será ampliado para fortalecer a reinserção social de mulheres egressas do sistema prisional. Na última terça-feira (11), a Subseção da Justiça Federal e a Prefeitura de Vitória da Conquista firmaram um protocolo de intenções para permitir que essas mulheres prestem serviços à Justiça Federal.
Já na sexta-feira (14), a Prefeitura propôs ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a ampliação da atuação das egressas dentro do convênio entre as instituições e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap).

Durante reunião em Salvador, a secretária municipal de Governo, Geanne de Oliveira, apresentou a proposta ao TJ-BA, que elogiou a iniciativa e destacou os avanços para a reinserção social. Técnicos do tribunal consideraram a ampliação inovadora e um modelo para ser replicado em outros órgãos públicos.
Desde 2018, o programa “Começar de Novo” tem sido pioneiro na Bahia, oferecendo oportunidades de trabalho e qualificação profissional para reeducandos. Em 2024, parcerias entre o TJ-BA e a Seap já garantiram 108 vagas de trabalho, sendo 70 apenas em Vitória da Conquista.