top of page

Vitória da Conquista intensifica combate à dengue com fumacê e ações preventivas

A Prefeitura de Vitória da Conquista segue reforçando o combate à dengue em áreas com maior incidência de casos suspeitos e confirmados da doença. Na última quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou um bloqueio com bomba intercostal fumacê no loteamento Alto da Boa Vista, após a notificação de 11 casos suspeitos entre os dias 19 e 25 de janeiro.


A ação visa eliminar o mosquito Aedes aegypti na fase de reprodução, reduzindo a contaminação. Segundo o supervisor geral de Endemias, Albino dos Anjos, o uso da bomba intercostal permite que os agentes alcancem um número maior de mosquitos, ao contrário do carro fumacê, que só circula pelas ruas e é acionado em períodos de surto.

A aplicação do inseticida ocorre no início da manhã ou no final da tarde, horários em que os moradores podem abrir janelas para garantir a eficácia do produto. “Este trabalho é essencial para evitar afastamentos por dengue, como aconteceu no ano passado”, afirmou o engenheiro Catiego Sousa Xavier, que presenciou a ação.

Além do fumacê, a SMS mantém o Plano de Enfrentamento da Dengue e conta com o apoio de instituições como o Ministério Público e a Defesa Civil. A população deve colaborar eliminando focos do mosquito em casa e pode denunciar situações de risco pelo telefone (77) 3429-7421.


Outra medida de prevenção é a vacinação contra a dengue, disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo com maior número de hospitalizações após os idosos.

WhatsApp do Portal Cubo
bottom of page