Vitória da Conquista tem uma das melhores iniciativas de políticas públicas para Juventude do Brasil

Vitória da Conquista tem uma das melhores iniciativas de políticas públicas para Juventude do Brasil

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulgou nesta terça-feira (21) o resultado final Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude ( Portaria nº 1157, de 23 de maio de 2019). A ação, da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), visa promover iniciativas inovadoras no âmbito de políticas públicas para a juventude. Vitória da Conquista/BA ficou entre as 10 melhores iniciativas do Brasil, ocupando o terceiro lugar no ranking nacional com o programa Pré-Vestibular Quilombola, para comunidades tradicionais. A pontuação foi de 88.


Devido a premiação ser por região, a cidade de Pedreiras/MA tem a melhor iniciativa do Brasil e do Nordeste, com o programa Qualifica Jovem, que envolve tecnologias sociais. Sendo assim, Vitória da Conquista ficou em segundo lugar da região.


Receberão os certificados de reconhecimento os municípios classificados entre o 2º e 10º lugares, de cada região, conforme ranking final das Iniciativas pontuadas no quadro a seguir:

Vitória da Conquista é a 1° da Bahia com a melhor iniciativa.

Os municípios foram avaliados nas categorias: Inovações em empreendedorismo juvenil; Inovações relacionadas à Indústria 4.0; Inovações relacionadas ao combate ao suicídio e automutilação de jovens; Inovações relacionadas ao controle social de políticas públicas de juventude; Inovações na implementação de políticas públicas para juventude envolvendo tecnologias sociais; Inovações voltadas para as comunidades tradicionais e inovações relacionadas à educação, esporte e saúde.


Serão premiadas até cinco iniciativas inovadoras, sendo uma iniciativa por região do país. Os vencedores receberão o selo de inovação SNJ, medalhas de reconhecimento, certificado aos municípios classificados entre o 2º e 10º lugares, além de disponibilização da iniciativa no repositório virtual do Centro de Documentação em Políticas Públicas de Juventude (CEDOC) e publicação em periódico criado pela SNJ.


Cursinho Pré-Vestibular Quilombola


O programa é realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a Secretaria de Educação e com o Conselho das Associações Quilombolas do Território do Sudoeste da Bahia. Só no ano de 2018, 21 alunos foram aprovados em Universidade públicas. As vagas são destinadas aos quilombolas, estudantes de baixa renda ou oriundos de escola pública.


De acordo com a Coordenadora Pedagógica do cursinho, Lindy Rodrigues Araújo, em cada edição são ofertadas 100 vagas, sendo 50 delas no turno matutino e outras 50 no noturno.



Com informações da SNJ e da PMVC.