top of page

Xangai e Margareth Menezes se encontram para discutir investimentos na Cultura de Conquista




Nesta terça-feira (14), Dia Municipal da Cultura em Vitória da Conquista, de acordo com a lei 1367/2006, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), o poeta e cantador Xangai, esteve em Brasília com duas ministras, quando apresentou projetos da área para Vitória da Conquista e reivindicou recursos federais para a sua concretização.


Xangai foi recebido pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Um dos projetos tratados diz respeito à restauração da casa onde nasceu o cineasta Glauber Rocha (1939-1981), que neste dia 14 faria 84 anos. O projeto é transformar o imóvel, localizado na Rua Dois de Julho, em memorial em homenagem a Glauber, cuja data de nascimento, foi a justificativa para a criação da lei que instituiu o Dia Municipal da Cultura, como explicou Xangai às ministras.


“Essa data é de grande importância para nós, baianos e conquistenses, porque, nesta mesma data, nasceu, em 1847, o maior poeta do Brasil, Castro Alves; e, em 1939, o maior cineasta do Brasil, Glauber Rocha”, disse Xangai, que recordou ainda o fato de que em 14 de março de 2022, a prefeita Sheila Lemos oficializou a aquisição, pela Prefeitura, do imóvel que pertencia à família de Glauber.



Outra iniciativa, que também depende de recursos federais e foi levada pelo secretário aos ministérios da Cultura e do Turismo, é a reforma do Teatro Carlos Jehovah, hoje interditado. Xangai também apresentou o projeto de um caminhão, cuja carroceria será equipada com palco, sistemas de som e iluminação, camarim e gerador de energia, que terá a função de percorrer todo o município – inclusive a zona rural – levando ao público apresentações de música, teatro, dança, cinema e circo.


Outra proposta levada a Brasília é a do Circo-Escola, que consiste numa estrutura de tenda, à maneira dos tradicionais circos, destinada a abrigar apresentações culturais para estudantes da Rede Municipal de Ensino. “Nós apresentamos alguns projetos de infraestrutura e de revitalização de espaços culturais, e também a necessidade de realizarmos investimentos para a nossa cidade”, relatou o secretário, ao final da reunião no Ministério da Cultura.


Sobre os encontros, Xangai disse foi uma visita representando Vitória da Conquista. “É uma oportunidade de a gente se mostrar a Brasília que Conquista tem importância e que deve ser também reconhecida pelo país inteiro. É uma cidade de uma pujança imensa, referência cultural no país inteiro. É a terra de Glauber Rocha e de Elomar”, enalteceu Xangai.

Commentaires


bottom of page