Ônibus coletivo urbano serão higienizados em Conquista
top of page

Ônibus coletivo urbano serão higienizados em Conquista

As empresas de ônibus coletivo urbano passam, a partir de hoje, a fazer higienização vigorosa em todos os seus veículos de passageiros que trafegam em Conquista. A decisão foi tomada pelo prefeito Herzem Gusmão após reunião realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana no final da tarde de ontem. O encontro contou com a presença do secretário Jackson Yoshiura, do coordenador de Transportes, Micael Silveira e de representantes das duas empresas que operam no município.


Uma das empresas começou os procedimentos na noite de ontem, mas ainda vai ser fiscalizada pela Coordenação de Transportes para que seja conferido se ela atendeu aos altos padrões de higienização: a utilização de álcool capaz de eliminar o vírus da superfície, detergente e sabão que são, também, importantes agentes para a limpeza dos espaços e destruição do Coronavírus.


Será adotado um processo de higienização criteriosa nas garagens das empresas ao término de cada dia de trabalho e, a partir de amanhã, também vai ser realizada higienização dos espaços de contatos do veículo com os usuários com os pontos finais e o terminal da Lauro de Freitas. Com isso, amplia-se o processo preventivo, já que com o grande número de passageiros apenas uma limpeza diária seria insuficiente para fazer a prevenção adequadamente.


Segundo Micael Silveira, além da limpeza, as empresas de ônibus vão ter que colocar cartazes informativos a respeito da prevenção dentro dos ônibus. “É imprescindível que os veículos circulem com todas as janelas dos ônibus abertas. Isto foi determinado e, em caso de descumprimento, a população pode cobrar do motorista ou denunciar à Coordenação de Transportes”, completou.


Vitória da Conquista ainda não possui nenhum caso confirmado de COVID-19, mas a Prefeitura Municipal tem se antecipado nas decisões para proteger a população e vem tomado medidas de prevenção para evitar a propagação do vírus. Nessa segunda-feira (16), o prefeito Herzem Gusmão definiu, por meio de Decreto, a suspensão de algumas atividades na cidade e na zona rural a partir de amanhã (18).


Como fazer uma notificação de caso suspeito – Caso alguém apresente febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório, esteve em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, é necessário entrar em contato, imediatamente, com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para notificação e investigação.




bottom of page