Prefeitura de Vitória da Conquista realiza desocupação e demolição de imóveis em áreas de risco no Alto do Boa Vista
- Da Redação

- 4 de mar.
- 1 min de leitura

A Prefeitura de Vitória da Conquista intensificou, nessa quarta-feira (4), as ações de acolhimento e segurança habitacional no bairro Alto do Boa Vista. Em uma operação conjunta coordenada pelo Comitê de Gerenciamento de Crise, famílias que viviam em condições de extrema vulnerabilidade foram retiradas de áreas de encosta mapeadas pelo Serviço Geológico do Brasil como zonas de alto risco de desabamento. Após o diálogo iniciado na segunda-feira (2) e a garantia de assistência social, quatro imóveis condenados por laudos técnicos foram demolidos para evitar que novas ocupações ocorram em locais perigosos.
A operação foi pautada por critérios técnicos e humanitários, conforme destacou o secretário de Segurança Pública, Cristóvão Lemos. Antes das demolições, as equipes realizaram inspeções minuciosas para garantir que nenhum objeto pessoal ou animal fosse deixado para trás — inclusive um cachorro foi resgatado pelo Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) e entregue a familiares do tutor. Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, a decisão pela retirada obrigatória tornou-se inevitável após a constatação de que reparos paliativos, como o corte de árvores ou redirecionamento de águas pluviais, eram insuficientes para garantir a vida dos moradores diante da instabilidade do solo.

No âmbito da assistência, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) informou que as famílias retiradas já foram realocadas para casas seguras por meio do programa de aluguel social, sem a necessidade de encaminhamento para abrigos públicos. A área desocupada passará a ser monitorada para evitar reocupações, enquanto máquinas da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) trabalham no local para realizar reparos emergenciais e mitigar os efeitos da erosão causada pelos 18 dias consecutivos de chuva que atingem o município.




_edited.jpg)