Produções brasileiras são pré-selecionadas ao Oscar 2026
- Wilke Lima

- 16 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

O documentário "Apocalipse nos Trópicos", distribuído pela Netflix e dirigido por Petra Costa, e o filme “O Agente Secreto” entraram para a lista de pré-selecionados ao Oscar 2026, divulgada nesta terça (16) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A lista oficial de indicados à 98ª edição da cerimônia será anunciada em 22 de janeiro de 2026 e o evento ocorre em 15 de março.
O Brasil foi pré-selecionado à categoria de Melhor Filme Internacional pelo segundo ano consecutivo, depois do filme de Walter Salles, "Ainda Estou Aqui", ter avançado a esta etapa em 2024. Além disso, “O Agente Secreto” também está na lista da categoria de Melhor Elenco, inédita na premiação.
Sobre “Apocalipse nos Trópicos”, se a previsão de uma indicação na categoria de Melhor Documentário se concretizar, Petra Costa repetiria o feito de 2020, quando concorreu com "Democracia em Vertigem".
A Academia divulgou os pré-selecionados às categorias de Curta de Animação, Canção Original, Trilha Sonora Original, Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Cabelo e Maquiagem e Fotografia.
O que significa a pré-seleção do Oscar 2026? A pré-seleção do Oscar funciona como uma "peneira" para os votantes: reduz o número de obras a serem assistidas até a data do anúncio oficial de indicados. A partir da pré-seleção, os votantes são obrigados a conferirem as produções que têm chance de avançarem para a próxima etapa. Até o momento, sites americanos já colocam tanto o longa brasileiro quanto o baiano Wagner Moura como favoritos ao Oscar. Já o documentário Apocalipse nos Trópicos segue subindo nas perspectivas e também deverá chegar forte no Oscar.



