"Quarteto Fantástico: Primeiros passos" é o filme na medida certa que a Marvel precisava
- Wilke Lima

- 26 de jul.
- 2 min de leitura

Depois de anos tropeçando nas telonas, o Quarteto Fantástico finalmente ganha uma versão digna de seu legado e o segredo está na família. Em vez de focar apenas em batalhas e vilões intergalácticos, Primeiros Passos mergulha nas relações entre Reed, Sue, Johnny e Ben com um equilíbrio raro entre emoção, aventura e drama e dá o ponta pé inicial da fase 6 da Marvel de um modo espetacular. É o filme na medida certa que a Marvel estava precisando. O longa é empolgante, tropeça apenas na rapidez com que algumas coisas acontecem sem um desenvolvimento mais amplo. Porém, o roteiro fica perfeito por não ser um filme de origem.
Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Joseph Quinn e Ebon Moss-Bachrach entregam química real e carisma de sobra, fazendo do núcleo familiar o verdadeiro coração do filme. Ainda que Galactus (Ralph Ineson) e a Surfista Prateada (Julia Garner) entreguem ameaças imponentes e que geram um impacto que os últimos vilões da Marvel não tiveram na fase 5, o foco está nas escolhas difíceis que surgem quando proteger o mundo significa proteger quem se ama e isso inclui o pequeno Franklin Richards.
Visualmente, o longa mistura um retrô-futurismo estiloso com efeitos visuais muito bons e um CGI incrível. A direção de arte é um show à parte, e a ambientação exala charme e identidade. Matt Shakman conduz tudo com firmeza, entregando um filme que parece mais HQ do que blockbuster genérico.
Apesar de escorregar ao evitar dilemas sociais, Primeiros Passos acerta ao reinventar esses heróis sem perder sua essência, colocando a alma das HQs . É sobre superpoderes, sim mas, acima de tudo, é sobre o poder da união. O MCU precisava disso e os fãs também.
O filme abraça o compromisso de (re)apresentar, de forma independente, esse aguardado novo grupo de heróis — sem cair no marasmo de esmiuçar os seus detalhes mais uma vez — e explora o conceito de "a união faz a força", um clichê que, no futuro, promete ser importante para a equipe e os seus colegas multiversais no enfrentamento contra o Doutor Destino (Robert Downey Jr. O longa é mais um acerto da Marvel , é mostra que o Studio ainda sabe o que faz.



