Selo da diversidade LGBT+ reconhece instituições que promovem inclusão no mercado de trabalho em Salvador
- Da Redação

- 12 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Em uma ação voltada à inclusão e combate à discriminação, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), realizou a cerimônia de entrega do Selo da Diversidade LGBT+ na última quarta-feira (11). O evento, realizado no Hotel Mercure, no Rio Vermelho, destacou 173 instituições públicas e organizações da sociedade civil pelo compromisso com a promoção da diversidade e combate à LGBTfobia nos ambientes de trabalho.
A secretária Ivete Sacramento destacou o avanço do programa, que busca ampliar o número de empresas inclusivas na capital baiana. “O aumento das inscrições reflete a crescente adesão ao projeto, e esperamos ampliar ainda mais essa participação no próximo ano”, afirmou.
Compromisso com a inclusão
O selo reconhece as empresas que implementam ações afirmativas para garantir equidade e respeito à diversidade. Além disso, as instituições certificadas passam a integrar uma rede de intercâmbio de boas práticas, promovendo políticas inclusivas e fortalecendo suas ações institucionais. Segundo Marcelo Cerqueira, coordenador de Diversidade LGBT+, o selo simboliza um compromisso com a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
Destaques do evento
A cerimônia contou com a apresentação de dois cases de sucesso. A rede de supermercados Atakarejo e a Dow Brasil compartilharam suas iniciativas em inclusão. A consultora Poliana Prates Neves ressaltou o empenho do Atakarejo em garantir igualdade desde o processo seletivo até a integração dos funcionários, enquanto Roberto Aragão, da Dow Brasil, destacou como a diversidade impacta positivamente nos resultados da empresa e na inovação.
O evento também reconheceu o trabalho do Comitê Gestor, que garante a transparência no processo de certificação. Segundo a Semur, as instituições certificadas assumem a missão de fomentar ambientes que respeitem e celebrem a diversidade, reafirmando os valores de equidade e inclusão.
“Essa iniciativa é um marco na transformação social e no combate à discriminação no mercado de trabalho”, concluiu Marcelo Cerqueira.



