Thalia Assis defende ampliação do diálogo interreligioso em Vitória da Conquista
- Da Redação

- 21 de jan. de 2025
- 2 min de leitura

A advogada e Iyalorixá Thalia Assis, recentemente empossada como vice-presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB, subseção Vitória da Conquista, participou nesta terça-feira (21) de um evento promovido pela Prefeitura Municipal, que reuniu representantes de diversas tradições religiosas do município para dialogar sobre estratégias de enfrentamento à intolerância religiosa.
Durante entrevista ao Portal Cubo, Thalia destacou os desafios e as oportunidades de sua nova função e ressaltou a importância do fortalecimento das políticas públicas voltadas ao tema. Ela também enfatizou a proposta apresentada no evento pelo Diácono Luciano Santana, que sugeriu a criação de um Conselho de diálogo interreligioso.
“Esse Conselho é extremamente importante para que possamos ampliar e criar um plano de ação que contemple tanto a Política Nacional de Combate à Intolerância Religiosa quanto as demais políticas de direitos humanos já existentes no Brasil e no nosso município. Precisamos rever essa ampliação, principalmente no que diz respeito à participação da sociedade civil, onde a OAB se insere de forma essencial”, afirmou Thalía.
Ela também reforçou o papel da Comissão na defesa da liberdade religiosa e na proteção dos direitos coletivos e individuais. “Para além da função de combate à intolerância religiosa, a OAB está apostos para qualquer situação que envolva a proteção do cidadão e dos direitos difusos e coletivos. Estamos aqui para garantir a liberdade religiosa de qualquer pessoa, independentemente da sua crença”, destacou.
O evento, que contou com a presença de líderes religiosos e representantes da sociedade civil, reforçou o compromisso de Vitória da Conquista em promover um diálogo interreligioso amplo e inclusivo. A criação do conselho, mencionada durante o encontro, foi recebida como um passo importante para consolidar um espaço permanente de troca e elaboração de políticas públicas no município.
Thalía Assis, que também é mestre em Sociologia, destacou que sua atuação à frente da Comissão será marcada por um olhar atento às demandas locais e pela construção de soluções que envolvam diferentes setores da sociedade. “É necessário que trabalhemos de forma conjunta e ampliada para enfrentar a intolerância e promover o respeito às diferenças”, concluiu.



