TRF1 determina soltura de presos na Operação Overclean
- Da Redação
- 20 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) ordenou, na tarde desta quinta-feira (19), a soltura dos 15 detidos na Operação Overclean, realizada no último dia 10. A operação investigava um esquema de desvios de verbas no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
Entre os libertados estão nomes de destaque como o ex-chefe do Dnocs na Bahia, Lucas Lobão, e os empresários Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, e Alex Parente, apontado pela Polícia Federal como líder de uma organização criminosa especializada em fraudar e superfaturar licitações por meio de contratos com prefeituras, principalmente na Bahia. O esquema utilizava recursos oriundos de emendas parlamentares para suas ações.
A decisão foi tomada pela desembargadora federal Daniele Maranhão, relatora do caso no TRF1. A magistrada atendeu ao pedido da defesa dos acusados, que argumentou a ausência de “fatos objetivos” que justificassem a prisão temporária.
A Operação Overclean
Deflagrada pela Polícia Federal, a operação investiga uma suposta organização criminosa envolvida no desvio de recursos públicos por meio de contratos fraudulentos e superfaturados em diversas prefeituras do Brasil.
Dos 16 presos na operação, 15 estavam detidos em celas individuais no Centro de Observação Penal (COP), unidade do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador.
Para mais atualizações sobre o caso, continue acompanhando o Portal Cubo.